Informações Gerais

23/11/2011 15:18

De início é importante esclarecer os contratos a serem revisados podem ser de: LEASING (arrendamento mercantil) que é uma espécie de locação com opção de compra do bem e onde, ao final, o arrendatário  torna-se proprietário do veículo ou CDC (financiamento), onde é realizada a venda do veículo através de contrato de financiamento bancário.

Observe-se que, em qualquer uma das modalidades, o pagamento se dá através de parcelas fixas mensais e o bem fica gravado de ônus e só poderá ser liberado com a anuência do banco ou financeira.

Seja contrato de Leasing ou CDC, é possível buscar a revisão judicial do mesmo. O pedido  consiste basicamente na exclusão de juros sobre juros, a aplicação da taxa de juros média utilizada pelo mercado e a restituição de taxas e serviços cobrados (TAC, Serviços de Terceiros e Taxa de emissão de boleto, etc). Com isto, o resultado final dependerá de qual ou quais pedidos o Juiz/Tribunal vai acatar.  Processo vai demorar, no mínimo, 05 anos.

Tal situação é interessante quando:

  1.  o contrato já foi quitado já que em tais casos terá valor a ser restituído;
  2. o contrato esta com  02 ou 03 parcelas atrasadas e não tem mais condições de cumprir o contrato e precisa ficar com o veículo pois, em sendo deferida a liminar de manutenção de posse, ficará com o veículo depositando valor aproximadamente 30% menor do que a parcela;
  3.  pretende quitar o contrato, já que é possível conseguir grande redução no valor;

O processo revisional, via de regra, deve ser ajuizado, preferencialmente, antes de a financeira realizar a busca e apreensão do veículo.

Nos casos de LEASING, quando a financeira tiver retomado a posse do veículo, é possível conseguir  a devolução de parte do valor pago.

Em qualquer caso, NUNCA entregar espontaneamente o veículo diretamente a financeira, sem antes buscar a orientação de um advogado que atue na área, já que esta muitas vezes, para levar o veículo, promete a quitação do contrato o que muitas vezes não ocorre.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ANÁLISE DA VIABILIDADE DO PROCESSO:

  1. Contrato do Leasing e/ou CDC;
  2. Carne com as parcelas pagas e não pagas;
  3. Cópia da RG e CPF;
  4. Comprovante de residência (água, luz, telefone, etc);