VOTO DISTRITAL

23/11/2011 14:58

O PODER DO VOTO DISTRITAL

Hoje, os representantes do povo no Legislativo ( senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores) são eleitos pelo voto proporcional, isto é, os partidos políticos ganham cadeiras em proporção ao número de votos que seus candidatos recebem em todo o Estado (ou cidade). Quanto mais candidatos, mais votos. Um mês após a eleição, 30% dos eleitores já não se lembram em quem votou, pois vota sem conhecer bem os candidatos. Este número aumenta para 70% em relação às eleições anteriores. Uma vez eleitos, os representantes também não se lembram dos eleitores e agem no Legislativo sem prestar contas a eles.

O modelo brasileiro de votação para formação do legislativo municipal, estadual e federal faz duas vitimas: a lógica e o eleitor. A lógica porque existem regras difícil de serem entendidas e que permitem, por exemplo, que votos dados a um candidato sejam usados para eleger outro como foram os exemplos dos Deputados Enéias com mais de 1.500.000 votos, Clodovil  Hernandes que superou a casa de 1.000.000 de votos e por ultimo e  ( mais recentemente) o Tiririca com mais de 1.300.000 votos e que serviram para eleger mais 03 deputados de seu partido que não haviam feito sequer 10% (dez  por cento) de seus votos e muito menos votados do que outros candidatos de outros partidos.

O voto distrital é um sistema de voto majoritário no qual um Estado (ou cidade) é dividido em pequenos distritos com o mesmo número de vagos de deputados ou vereadores a serem eleitos e cada partido indica um único candidato por distrito. Cada distrito elege um único representante pela maioria dos votos.

Podemos citar como vantagens do voto distrital: 1) o aumento da fiscalização sobre os políticos; 2) a diminuição do custo das campanhas políticas; 3) fortalecimento e aproximação dos partidos na sociedade; 4) fortalecimento do Poder Legislativo; 5) dinâmica de Governabilidade; 6) melhora a relação representante (eleito) / representado (eleitor); mais representantes que convivem com a população no dia-a-dia serão eleitos, sem contar com a redução drástica na corrupção e melhor distribuição do dinheiro publico.

O Voto distrital é uma alternativa para romper o ciclo vicioso da política brasileira, que tem início num sistema anacrônico, passa pela apatia do eleitor em relação ao Congresso e termina na perpetuação da incompetência e da corrupção.

Se você também está convencido de que o voto distrital é a melhor opção para o nosso país, acesse o endereço eletrônico WWW.euvotodistrital.org.br/, para assinar a petição que será enviada aos parlamentares em Brasília, propondo a mudança.